
​
Jiu-jitsu
O jujutsu (em japonês: 柔術, jÅ«jutsu), mais conhecido na sua forma latinizada "Jiu-jitsu" ou traduzida "arte suave" (jÅ« "suavidade", "brandura", "flexibilidade" e jutsu "arte", "técnica") é uma arte marcial e esporte de combate. O seu estilo mais conhecido e praticado na atualidade é o Jiu-jitsu brasileiro, criado pela família Gracie. O jiu-jitsu brasileiro é classificado como uma luta de grappling (agarre), ou seja, não possui golpes de trocação, como socos e chutes. As técnicas de jiu-jitsu visam derrubar, imobilizar, e dominar um adversário através de chaves de articulações e estrangulamentos.
​​​ Apesar do jiu-jitsu ainda não ser um esporte olímpico, possui grande apelo popular no brasil e em outros países, pois a sua versatilidade permite que pessoas de vários biotipos (alto, baixo, magro, flexível e etc.) e idades possam praticar e adaptar as técnicas para si.
​
O Brasil possui cerca de 2,5 milhões de praticantes segundo a revista graciemag e é um grande exportador de vários dos melhores lutadores da atualidade não só no jiu-jitsu mas também no MMA.


Alguns benefícios da prática regular do Jiu-jitsu:​
​- Liberação de endorfina e adrenalina;​​
​
- Melhora da coordenação motora;
​​
- Melhora do condicionamento físico;
​
- Aumento da auto estima;
​​
- Melhora do raciocínio e tomada de decisões.

